Seja bem-vindo ao mundo dos motores elétricos, onde a eficiência e o desempenho estão ao seu alcance de forma econômica e sustentável.
Neste artigo você aprenderá em dois passos simples fazer a ligação do seu motor monofásico de forma correta, tendo maior eficiência no desempenho e evitando dores de cabeça por má instalação.
Os motores monofásicos em geral possuem 06 fios para ligação. A ligação entre os fios irá definir a tensão de funcionamento e o sentido de giro do motor ao ser ligado na rede.
Preste atenção: quando o motor é novo geralmente os cabos estão numerados ou diferenciados por cores, podendo ser facilmente identificados através da leitura da placa ou etiqueta do motor. Em geral os motores monofásicos possuem uma fase auxiliar para seu acionamento.
A ligação das bobinas em um motor monofásico se dá pela seguinte forma:
1- as extremidades do conjunto de bobina 1 são ligadas pelos fios 1 e 2. As extremidades do conjunto de bobinas 2 são ligadas pelos fios 3 e 4. Ou seja, os fios 1 e 3 são as pontas iniciais de suas bobinas, e os fios 2 e 4 as extremidades opostas das bobinas.
O conjunto de bobinas 3 é ligada pelo fio 5 e sua outra extremidade ligada ao capacitor, que em seguida é ligado pelo fio 6, formando o enrolamento auxiliar que é ligado em série a uma chave mecânica centrífuga, chamada de conjunto platinado.
O conjunto centrífugo/platinado é responsável por desligar o enrolamento auxiliar de partida. Essa chave centrífuga é acionada pela própria rotação do motor, projetada pelo fabricante do motor, sendo que a rotação fica em torno de 75% da rotação nominal do motor.
O funcionamento abaixo dessa rotação de abertura do platinado para abrir o circuito auxiliar, pode ocasionar em queima do capacitor ou do enrolamento. Por isso é importante observar o tempo e a carga máxima de partida especificada para esses motores.
Para separar os três conjuntos de bobinas, pode-se utilizar um multímetro na escala de continuidade, que auxiliará na identificação dos pares de fios. Tendo os três pares separados, pode-se utilizar a escala de Ohm no multímetro para medir a resistência de cada par.
Aquele que tiver maior resistência é o enrolamento auxiliar, enquanto os outros dois pares são os enrolamentos principais.
2 – Feito isso, agora basta atribuir a um par de ligação o número 1 e 2. Para definir a polarização correta do outro conjunto de bobinas, atribua 3 e 4, sabendo que talvez seja necessário inverter.
Para descobrir se a polarização está correta, você deve conectar cabo 2 ao cabo 3, alimentando o cabo 1 e 3 com a tensão nominal do motor. Deve-se ligar por poucos segundos, apenas para fazer a leitura da corrente que passa pela ligação. Repetir o procedimento trocando o cabo 3 pelo 4. A configuração que apresentar a maior corrente é a correta. Se necessário, troque o número 3 pelo 4. O correto é o fio 2 conectado ao 3, e o 4 na alimentação.
Dessa forma é possível identificar todos os fios de um motor monofásico para realizar a ligação correta. Lembrando que o fio terra é identificado pela cor verde ou verde e amarelo.
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