Como ligar um motor monofásico?

Os motores monofásicos de indução com rotor de gaiola, são amplamente utilizados em aplicações como: eletrodomésticos, pequenas máquinas ou equipamentos, bombas, sistemas de ar condicionado, ventiladores, entre outras utilizações. Esses motores são uma alternativa em locais onde não se dispõe de alimentação trifásica, como residências, pequenas oficinas, salas comerciais, escritórios e em zonas rurais.

Dentre os motores monofásicos, existem subdivisões de acordo com seu enrolamento e método de partida. Essas subdivisões podem ser em motor com capacitor de partida, com capacitor permanente, com duplo capacitor, entre outros. Continue a leitura do texto para descobrir como ligar um motor monofásico.

Como funciona um motor monofásico?

Os motores monofásicos são alimentados por uma única fonte de energia elétrica, que fornece uma corrente elétrica alternada, de apenas uma fase. Esse tipo de motor não possui a mesma capacidade dos motores trifásicos, de produzir torque constante em uma ampla faixa de velocidade.

Por não ter outras fases de alimentação, os motores monofásicos não produzem torque constante necessário para manter o movimento do rotor suave e sem interrupções. Assim, esses motores necessitam de um dispositivo adicional, como um capacitor, para permitir que ele tenha um movimento mais constante.

Esse tipo de motor é utilizado para acionar aparelhos eletrodomésticos, ferramentas elétricas, bombas, ventiladores, entre outros equipamentos que exigem menos potência. Esse equipamento possui um custo mais baixo comparado aos motores trifásicos.

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Ligando um motor monofásico

Em primeiro momento é importante que o motor esteja dimensionado corretamente para sua utilização, sendo muito importante observar os dados técnicos antes da instalação.

Além disso, deve-se observar o tempo de rotor travado e o tempo de operação (também chamado de tempo de partida) que é o tempo máximo para o motor entrar em sua rotação nominal de trabalho. Se esse tempo não for respeitado, o enrolamento secundário não será desligado, podendo assim danificar o motor ou o capacitor.

Para realizar a ligação de um motor monofásico 110/220 V, deve-se ler o manual de instalação ou de instrução. Fique atento à placa de identificação do motor, que possui o diagrama de ligação. Segue abaixo um exemplo de uma placa de um motor de indução monofásico.

Placa de um motor de indução monofásico.

Para um motor de 04 pontas (quatro fios), pode-se realizar a ligação de dois modos, em paralelo quando fechamos os terminais 1 e 3 e alimentamos com uma fase e fechamos os terminais 2 e 4 alimentado com o neutro. Nessa ligação o motor poderá ser alimentado por uma tensão menor, no caso 110 V.

Ligação em paralelo do motor monofásico 110/220 V de 04 pontas.

Em que F é o condutor de Fase, N é o condutor neutro e os números de 1 a 4 são os fios do motor. 

Para ligação em série de um motor monofásico 110/220 V de 04 pontas, o motor suportará a tensão de 220 V.

Ligação em série de um motor monofásico 110/220 V de 04 pontas.

Para um motor de 06 pontas (06 fios), a ligação também pode ser realizada de dois modos. Sendo o motor 110/220 V de 06 pontas, seguir o diagrama abaixo para ligação em paralelo e tensão 110 V.

Ligação em paralelo do motor monofásico 110/220 V de 06 pontas.

Para ligação em série do motor 110/220 V de 06 pontas e tensão 220 V, considerar o diagrama abaixo.

Ligação em série do motor monofásico 110/220 V de 06 pontas.

Nos motores de 06 pontas, caso deseje inverter o sentido de rotação, basta trocar o fio 5 pelo 8. Antes de energizar o motor, é necessário ligar o aterramento do motor, para evitar choques ou descargas elétricas.

Outro cuidado muito importante é o dimensionamento dos cabos que serão ligados ao motor, a escolha deve estar de acordo com a corrente consumida. Um cabo subdimensionado causa aquecimento, derretendo ou queimando a isolação, que pode acarretar em curto-circuito e até mesmo gerar foco de incêndio. A NBR 5410 apresenta tabelas de capacidade de corrente para instalações elétricas de baixa tensão.

Corrente máxima conforme NBR 5410/2004 – B1.

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