Vamos olhar para diferentes jeitos de começar motores elétricos, seja ligando direto ou de forma mais complexa. Essa escolha é super importante para fazer os motores funcionarem bem e durarem bastante. Neste texto, vamos explicar detalhadamente como cada jeito funciona, te preparando para entender melhor sobre como ligar motores elétricos.
A partida do motor elétrico acontece ao alimentar os terminais do motor para que ele entre em operação. Em geral esse acionamento ocorre de duas formas, direta e indireta.
Direta é quando o motor recebe a sua tensão nominal de operação diretamente da rede elétrica trifásica, podendo ser feito através de uma chave de acionamento liga e desliga, ou de um contator. A reversão da rotação do motor pode ocorrer da mesma forma, utilizando outro contator ou uma chave de acionamento especifica para isso.
Já a forma de partida indireta pode ser feita de diversas formas, uma delas é usando a partida estrela-triângulo. Outra forma de partida indireta é usando um dispositivo softstarter, partida por autotransformador ou um inversor de frequência.
O acionamento direto do motor trifásico é um recurso ideal quando se deseja máximo desempenho nominal, mantendo o elevado torque de partida característico de motores elétricos trifásicos. Este método de acionamento é indicado para motores com no máximo 7,5/10 cv. Durante a partida direta, o pico de corrente pode chegar a 9 vezes o valor da corrente nominal. Quanto maior a corrente, os componentes do acionamento devem ser mais robustos. Esse método pode gerar desgaste de contatos e manutenção mais frequentes em relação a partida indireta. Abaixo segue exemplos de diagramas de partida
Circuitos de comando e potência para uma partida direta de motores.
Os componentes são:
Q1: disjuntor tripolar.
Q2: disjuntor bipolar.
F2: relé térmico.
K1: contator.
S0: botoeira NF (normalmente fechada).
S1: botoeira NA (normalmente aberta).
M1: motor trifásico.
Circuitos de comando e potência para uma partida com reversão.
Identificação dos componentes:
Q1: disjuntor tripolar.
Q2: disjuntor bipolar.
F2: relé térmico.
K1 e K22: contatores.
S0: botoeira NF.
S1 e S2: botoeiras NA.
M1: motor trifásico.
Agora que você entende bem sobre como começar motores, pode escolher o jeito que mais se encaixa no que você precisa. Se quiser muita força, a partida direta é ótima, mas se quiser mais opções, a partida indireta é melhor. Esse conhecimento ajuda você a fazer o motor funcionar melhor e durar mais, levando a sua operação a níveis ainda mais altos de sucesso.